Por Fisher Humphreys

Introdução

Calvinismo é a visão da fé cristã ensinada por João Calvino, o reformador protestante do século XVI. Naturalmente, Calvino tinha muitas crenças em comum com todos os cristãos, como a de que Deus é o Criador, que os seres humanos pecaram, que Cristo é o salvador, e assim por diante.

Normalmente, o que se entende por calvinismo é um grupo de crenças que foram mantidas por Calvino, mas que não são mantidas por todos os cristãos. A principal dessas crenças é a predestinação. Calvino acreditava que Deus ordena soberanamente (quer, decreta, determina, controla) tudo o que acontece; em particular, Deus soberanamente predestina se cada pessoa será ou não salva. Deus faz isso sem referência à presciência de Deus de como cada pessoa responderá ao evangelho de Jesus Cristo.

Os calvinistas acreditam que sua visão é ensinada nas Escrituras. Além das Escrituras, eles dizem que a melhor expressão inicial da predestinação soberana de Deus foi dada por Agostinho. A Igreja Católica Romana concordava com Agostinho, embora não seguisse estritamente suas ideias. O teólogo medieval Tomás de Aquino e o reformador Martinho Lutero também concordaram com Agostinho.

O calvinismo tem muitos pontos fortes. Os calvinistas são cristãos devotos. O calvinismo é uma visão teológica sofisticada. Apoia a humildade, a piedade e a adoração. Tem apoio considerável na Bíblia. É compatível com a experiência cristã. Os calvinistas fizeram enormes contribuições para a igreja e para o mundo.

Calvinismo entre os batistas

Os primeiros batistas eram cidadãos ingleses que viviam na Holanda. Em 1608-1609, seu pastor, John Smyth, batizou a si mesmo e depois a seus seguidores. Esses batistas conheciam a respeito do calvinismo, que era então a visão dominante na igreja na Holanda, e emitiram declarações oficiais se opondo ao calvinismo. Eles continuaram a se opor ao calvinismo quando retornaram à Inglaterra alguns anos depois.

Por pelo menos vinte e cinco anos, nenhum batista foi calvinista, mas depois que o calvinismo entrou na vida batista na década de 1630, ele cresceu rapidamente. Isso era verdade tanto na América quanto na Inglaterra.

A maioria dos homens que fundaram a Convenção Batista do Sul, em 1845, eram calvinistas. No entanto, no último século, a maioria dos batistas do sul não era calvinista.

Há um movimento, The Founders Ministries, que trabalha para restaurar o calvinismo à vida batista do sul. Em seu trabalho, eles se baseiam nos escritos de batistas calvinistas antigos, como John Gill, John L. Dagg, James P. Boyce e Charles Haddon Spurgeon.

O calvinismo está sendo reintroduzido nas igrejas batistas em todo o sul. Com exceções ocasionais, isso é feito por pastores que estão comprometidos com a visão calvinista e que estão cientes de que as igrejas que os estão chamando não compartilham de seu compromisso. Isso geralmente leva a conflitos.

O calvinismo está sendo promovido efetivamente nos campi universitários por grupos como o Reformed University Fellowship e o Campus Outreach.

Hoje existem muitos excelentes defensores do calvinismo, entre eles, batistas como John MacArthur, Jr. e John Piper, e outros como J. I. Packer e R. C. Sproul.

Pelo fato dos primeiros batistas não serem calvinistas, e porque por mais de um século a maioria dos batistas não era calvinista, os batistas não calvinistas podem ser chamados de batistas tradicionais.

Os Cinco Pontos do Calvinismo

Um resumo popular das crenças calvinistas foi elaborado no Sínodo de Dort, realizado na Holanda em 1618-1619. Um dos motivos de sua popularidade é que em inglês seus cinco pontos podem ser apresentados por meio do acrônimo TULIP: Depravação Total, Eleição Incondicional (predestinação), Expiação Limitada, Graça Irresistível e Perseverança dos Santos. Na verdade, a sequência seguida em Dort foi ULTIP: Predestinação Incondicional, Expiação Limitada, Depravação Total, Graça Irresistível e Perseverança. É importante que a predestinação venha primeiro, porque é o aspecto crítico.

Predestinação significa que, na eternidade, Deus decidiu, sem qualquer referência à presciência de Deus de como os seres humanos individuais responderiam, salvar um grupo de pessoas e condenar outro.

A expiação limitada pode significar que o sacrifício de Jesus foi destinado a beneficiar apenas os eleitos, ou que seu sacrifício foi suficiente para salvar apenas os eleitos.

A depravação total significa não apenas que todas as pessoas são pecadoras, que o pecado afetou toda a vida de todos os seres humanos e que os seres humanos não podem salvar a si mesmos; significa também que, porque os seres humanos estão mortos espiritualmente, eles são incapazes de responder ao evangelho com arrependimento e fé; eles devem, portanto, ser regenerados antes que possam se arrepender e ter fé em Cristo.

A graça irresistível significa que Deus operará na vida dos eleitos de forma a garantir sua salvação.

A perseverança dos santos significa que Deus não permitirá que nenhum dos eleitos perca a salvação que Deus lhes deu.

Calvinismo e a Bíblia

Com relação à Bíblia, muitos calvinistas afirmam que sua visão é a única visão bíblica, e muitos não-calvinistas afirmam que sua visão é a única visão bíblica. Essas reivindicações levam a um impasse.

Parece-me que a situação é realmente a seguinte. Existem muitas passagens bíblicas que, tomadas pelo valor nominal, ensinam o calvinismo; um exemplo clássico é Romanos 9; vamos chamá-las de passagens C (calvinistas). Existem também muitas passagens bíblicas que, tomadas pelo valor nominal, ensinam contra o calvinismo; um exemplo clássico é I Tm. 2:1-6; vamos chamá-las de passagens B (batistas tradicionais).

Os calvinistas naturalmente tomam as passagens C pelo valor nominal, e então interpretam (= oferecem um significado diferente do significado de valor nominal) as passagens B. Os não-calvinistas naturalmente fazem o contrário; eles aceitam as passagens B pelo valor nominal e interpretam (= oferecem um significado diferente do significado nominal) as passagens C.

Uma vez que isso é o que realmente está acontecendo, é natural perguntar: “O que leva os calvinistas a aceitarem as passagens C pelo valor nominal, e o que leva os não-calvinistas a aceitarem as passagens B pelo valor nominal?” A resposta parece ser que os calvinistas são guiados por sua compreensão da soberania de Deus para tomar as passagens C pelo valor nominal, e os não-calvinistas são guiados por sua compreensão do amor de Deus para tomar as passagens B pelo valor nominal.

O que os batistas tradicionais acreditam

Primeiro, reconhecemos que tanto os batistas tradicionais quanto os calvinistas são cristãos que compartilham muitas crenças em comum. Várias dessas crenças são mais importantes do que as crenças sobre as quais eles diferem.

Em segundo lugar, acreditamos que há passagens na Bíblia que, tomadas pelo valor nominal, apoiam nosso ponto de vista; nós os consideramos como verdadeiros porque somos guiados por Jo 3:16: Deus ama o mundo. Nós reconhecemos que há passagens na Bíblia que, tomadas pelo seu valor nominal, apoiam o calvinismo; acreditamos que existem outros significados não-calvinistas nessas passagens.

Em terceiro lugar, acreditamos que a principal questão entre batistas tradicionais e calvinistas diz respeito ao amor de Deus. Acreditamos que Deus ama todas as pessoas e deseja que todas sejam salvas; os calvinistas acreditam que Deus predestina algumas pessoas para se perderem.

Quarto, acreditamos que Deus é soberano. Concordamos com os calvinistas que Deus tem o poder e o conhecimento para fazer o que os calvinistas dizem que Deus fez, ou seja, predestinar que algumas pessoas serão salvas e outras não. Acreditamos que Deus soberanamente decidiu não fazer isso.

Quinto, acreditamos que Deus decidiu soberanamente dar liberdade aos seres humanos e respeitar as decisões que eles tomam. Não acreditamos que seja uma perda da soberania divina que Deus se relacione com os seres humanos dessa maneira. Acreditamos que é um exercício da soberania divina Deus ter decidido se relacionar com os seres humanos dessa maneira e depois relacionar-se assim.

Sexto, acreditamos que tudo o que Deus faz é bom. Deus é responsável pelo bem da vida; os seres humanos são responsáveis ​​por seus pecados, pelo sofrimento que acompanha o pecado e pela condenação que recebem por seus pecados. As pessoas pecam, sofrem e se perdem, não porque Deus ordena que essas coisas aconteçam, mas porque os seres humanos as escolhem; elas não são a vontade de Deus, porém são contrários a ela.

Sétimo, acreditamos que Deus conhece o futuro. A maioria de nós pensa que Deus sabe tudo de antemão; alguns de nós pensam que Deus sabe de antemão tudo o que pode ser conhecido, mas não tudo. Em ambos os casos, acreditamos que a presciência de Deus não predetermina o futuro.

Oitavo, acreditamos que a preordenação é uma ideia bíblica, mas achamos que os calvinistas a entenderam mal. Acreditamos que a Bíblia ensina que Deus preordenou muitas coisas: ungir Jesus como o Cristo, salvar o mundo por meio de Cristo, trabalhar com os judeus em vez de outros, enviar Paulo como missionário e assim por diante. Acreditamos que Deus nunca predestinou o mal, apenas o bem, de modo que o pecado, o sofrimento e a condenação são produtos de escolhas humanas e não de preordenação divina.

Nono, acreditamos que a predestinação é uma ideia bíblica, mas achamos que os calvinistas a entenderam mal. Acreditamos que a Bíblia ensina que Deus predestina que todos os que estão em Cristo serão salvos e serão transformados em boas pessoas (Ef. 1:4-6). Cremos que Deus predestina para a salvação aqueles que de antemão ele sabe que confiarão em Cristo (Rm. 8:29-30).

Décimo, acreditamos que Deus ama a todos e deseja que todos sejam salvos. Acreditamos que é trágico que muitas pessoas nunca experimentem o amor de Deus. Acreditamos que é nossa responsabilidade fazer tudo o que pudermos para comunicar a mensagem do amor de Deus a todas as pessoas. Se fizermos isso, eles poderão confiar no Senhor e serem salvos.

Décimo primeiro, geralmente os termos dessa controvérsia são a soberania divina e a liberdade humana. Eu acredito que isso é enganoso. A liberdade humana é muito importante para mim, mas, instada a escolher entre essas duas, eu certamente afirmaria a soberania divina. A meu ver, esta não é a questão. A questão é a predestinação. Deus na eternidade predestinou soberanamente algumas pessoas para serem salvas e outras não? Posto desta forma, é claro que não pode haver um meio termo: ou Deus fez isso ou não. Nesses termos, não pode haver calvinismo modificado e nem calvinistas de quatro ou três pontos. Minha principal preocupação com o calvinismo não é sua afirmação da soberania divina; minha principal preocupação é se Deus ama todas as pessoas e, portanto, deseja que todas sejam salvas.

Fonte: <http://www.centerforbaptiststudies.org/conferences/humphreys2005/calvinism.htm>

Traduzido em português por Ícaro Alencar de Oliveira. Rio Branco, Acre, 20 de julho de 2023.

Deixe um comentário

Tendência

Blog no WordPress.com.